SINCERIDADE VERSUS VERDADE


O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos. Provérbios 18:2

Nem sempre falar o que se pensa é dizer a verdade. O grande engano de quem fala tudo o que vem a mente, seja a quem for, onde for, em que tempo for, como for, é acreditar que o que se diz é a plena verdade. Muitos confundem sinceridade, é que a atitude de ser franco, com a qualidade de ser verdadeiro, que significa conhecer a verdade e a realidade dos fatos. Uma coisa é certa na vida, tudo passa, tudo muda, situações que hoje são de um jeito, amanhã podem ser diferentes, por isso é perigoso conceituar perpetuamente as pessoas apenas por um momento. “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (1 Coríntios 10:12).

Apurar os fatos, ouvir, buscar o entendimento é bem melhor do que falar precipitadamente, gerando ofensas com palavras que acusam (feito metralhadora disparando em todas as direções), pois desta forma, elas (as palavras) mutilam e causam danos irreparáveis na vida de muitas pessoas. Muitos carregam consigo mágoas por conta de uma palavra proferida por alguém, quem sabe até de um amigo, de um ente querido (…) Porém, viver armazenando mágoas não leva ninguém a nenhum lugar positivo. Estou certo que nem sempre se pode escolher passar lutas, mas decidir superar é algo opcional. Mas, para evitar que vidas sejam marcadas negativamente, é necessário praticar o que Bíblia Sagrada orienta: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”. (Tiago 1:19).  A construção de bons relacionamentos além do respeito, além do amor ao próximo, necessita ser edificada com a verdade, amigo é aquele que diz o que precisa ser dito, mas no momento certo e do jeito certo… Palavras lançadas sem ponderação podem arruinar um bom relacionamento.

O sábio Salomão nos ensina que “a palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata.” (Provérbios 25:11). Quem desejar ter um relacionamento saudável é necessário não somente refletir no se diz, mas ter cuidado como se diz, o momento em que se diz e também o tom das palavras. “Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele.” (Provérbios 29:20).

Então, se você ofendeu alguém com palavras, atente-se em pedir perdão e não demore em fazer isso. Se você está ofendido e magoado, libere perdão já, não se permita armazenar mágoas em seu coração, você não ganhará nada de bom com isso. Este é o tempo de vivermos o amor que Cristo nos ensinou. Amar é um exercício, você precisa praticá-lo, se não iniciar esta prática, nunca conseguirá obter resultado, por isso é necessário agir e continuar agindo com equilíbrio, com um comportamento temperado, nem explosivo ao ponto de não ter papas na língua, nem viver ao extremo do comodismo de não opinar em nada, mas se posicione, porém esteja atento ao ouvir, não se precipite em falar e se irar. Você pode, viva o amor de Deus hoje.

Na paz que excede todo entendimento,

Michael Cyrus

[permitida a reprodução deste texto, desde que seja citada a fonte: Blog do Cyrus – http://www.cyrus.com.br]

Um comentário em “SINCERIDADE VERSUS VERDADE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s