DEPOIS DO LEITE DERRAMADO


Depois do leite derramado, não adianta mais chorar. Assim dizia a minha mãe quando as coisas não aconteciam positivamente à minha volta… Lembro-me que em muitas manhãs eu observava a mamãe Ceiça na cozinha, naquele tempo quando eu era um pouquinho maior que o fogão e só podia observar tudo à distância, porque havia uma linha imaginária que não me permitia chegar muito próximo do fogo azul, porém quando eu me esquecia desse limite, a voz da minha mãe bradava e me fazia recuar, enquanto a panela aquecia o leite!

Era interessante, pois a mamãe Ceiça se esforçava para não perder o foco, ela andava pela cozinha, resolvendo outras coisas e quando o leite começava a ferver, ela regulava a intensidade da chama e não deixava derramar o tão saboroso leite. Mas, nem todos os dias isso acontecia tão bem, muitas vezes já era tarde demais… Por um segundo de distração, dona Ceiça assistia a cena do leite derramado (…) Mas, ela não resmungava, pois sabia que em nada adiantaria murmurações, xingamentos e um comportamento desequilibrado. Ainda me lembro claramente quando ela dizia que o que se podia fazer era beber o leite que restou na panela, limpar a sugeria que ficou no fogão e da próxima vez, ter mais atenção enquanto se faz as coisas para não deixar o leite derramar novamente.

Pois é, mas a gente cresce e o leite ainda continua derramando! Silenciosa, intensa e traiçoeira assim são muitas situações em nossas vidas, que vão fervendo como leite na panela, basta nos distrairmos por um instante e tudo pode se arruinar, quando perdemos o foco. A confiança é algo que quando é perdida, se parece com o leite derramado… Todos merecem confiança ao menos que provem o contrário, mas o que fazer para que o “leite não derrame”? O que fazer para evitar situações que gerem conseqüências negativas e nos causem desapontamento?

Na mesma intensidade em que confiamos nas pessoas, na mesma intensidade somos desapontados quando a fidelidade é quebrada. Porém nem sempre o problema está em confiar, mas na ilusão de acreditar que as pessoas não têm limitações e são superpoderosas. Precisamos de anos, de muito tempo para confiarmos com intensidade nos outros, mas bastam instantes para que tudo seja desfeito. A confiança é uma construção, que vai se edificando a cada dia, não pode ser negociada, não tem preço. Confiança é uma conquista.

O Senhor Jesus nos ensina a sermos simples como pombas e prudentes como serpentes (Mateus 10:16), vigiar em todo o tempo é necessário. As pessoas por mais que se esforcem podem nos desapontar e o pior, isso muitas vezes acontece na hora em que mais precisamos (na fervura da situação). Da mesma forma, nós podemos não corresponder à altura o que outros esperam de nós. É bem verdade que nada se resolve quando nos lamentamos e choramos, isso quando as coisas negativas nos acontecem, como a traição, como o desapontamento diante de uma mentira que foi revelada. O maior dos enganos não é confiar nos outros, mas em acreditar que o outro nunca o decepcionará, principalmente quando confiamos ao extremo.

Hoje, saiba que você precisa confiar em si mesmo sim, precisa confiar nas pessoas também, mas acima de tudo, precisa entender que somente Deus nunca falhará, então prefira confiar totalmente no Criador, somente em Deus, você poderá confiar ao extremo, Ele sim, é justo e fiel e jamais vai nos desapontar, jamais vai nos esquecer, seja que situação for, ainda que tudo esteja fervendo. Muitas vezes o Criador tem planos diferentes nos nossos, porém o resultado dos projetos do Senhor é amplamente positivo, pois “a bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.” Provérbios 10:22. Hoje direcione a sua plena confiança no Senhor, Criador do universo, Ele sim, poderá mover céus e terra a seu favor, Ele sim, tem um amor incondicional por você.

Michael Cyrus

 

Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem. Salmos 56:11

Permitida a reprodução, desde que seja citada a fonte: Blog do Cyrus – http://www.cyrus.com.br

Um comentário em “DEPOIS DO LEITE DERRAMADO

  1. Michael você é um grande amigo e tem abençoando muito a minha vida e a do meu esposo com seus conselhos e instruções. Você tem sido um instrumento usado por Deus par nos abençoar , o meu muito obrigada. Sua amiga Wanessa( Tinho)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s