Detalhes fazem grandes diferenças


vassoura

Laura era dedicada. Tudo o que fazia era motivo de elogio, todos comentavam sobre o trabalho dela. Seus colegas, seus patrões, todo mundo a admirava. Quando ela limpava a grande sala que ficava nos fundos da chácara, era impressionante como o chão ficava brilhando. As cadeiras eram vistoriadas uma a uma, a mesa era afastada do lugar, os poucos móveis e os quadros da parede que havia ali eram cuidadosamente limpos. Os cristais que estavam dispostos no grande armário brilhavam intensamente. No final, a sala estava impecavelmente limpa e com cheiro agradável. Mas Laura saiu de férias, e Marieta ficou no lugar dela. Durante todo aquele mês, qualquer um que passasse pela sala podia notar que muita coisa havia mudado.

O mesmo tempo que Laura tinha para realizar o serviço, Marieta também tinha, aliás, Marieta dispunha até de mais tempo do que Laura, no entanto, o chão já não tinha mais o mesmo brilho. Certa vez, alguém precisou pegar algo que havia caído debaixo de uma das cadeiras, e teias de aranha foram encontradas por lá… Na última semana de serviço de Marieta, a Sra. Amélia, proprietária da chácara, pediu que a mesa fosse trocada de lugar, e quando isso foi feito, os que estavam na sala viram que debaixo dos quatro pés da mesa a sujeira marcava o piso. Era notório que durante aquele tempo o chão era varrido, mas não com o mesmo cuidado de antes. Ainda bem que Laura estava por vir, suas férias estavam acabando!

As personagens desta história têm nomes fictícios, mas o caso é real. Talvez você não seja uma pessoa especialista em limpeza, mas com toda certeza sabe valorizar a diferença entre um ambiente bem higienizado e cheiroso de outro que não foi bem cuidado. Você não precisa ser um grande chef francês para avaliar se uma comida é saborosa ou não. Como é bom quando somos bem atendidos por um vendedor em uma loja, como é agradável quando alguém nos trata bem! É tão prazeroso quando somos surpreendidos por um serviço prestado por alguém que o fez com amor e dedicação!

A qualidade, na verdade, é expressa nos detalhes, nas pequenas coisas. Todos os dias, Deus nos dá a oportunidade de fazermos o nosso melhor, seja em casa ou no trabalho, no ambiente de estudos ou em qualquer outro local onde desenvolvemos atividades. Independentemente das condições, nada justifica que façamos com desleixo aquilo que podemos fazer e que temos a responsabilidade de fazer. Mesmo que o patrão ou sócios não vejam, mesmo que colegas ou clientes pareçam não prestar atenção, mesmo que ninguém na terra impossivelmente não note, a grande verdade é que o Criador da vida tudo observa.

O reconhecimento vem no tempo certo e é o resultado natural de quem se esforça, de quem faz o melhor. Por isso, ainda que você não esteja no emprego dos seus sonhos, faça tudo com excelência, pois quando de fato você estiver fazendo o que sonha fazer, uma coisa já terá exercitado, a sua missão de fazer o seu melhor. Creio que da mesma maneira que o desleixo um dia é observado e rechaçado, na mesma intensidade a qualidade um dia é notada e o reconhecimento é atribuído a quem o merece. Em razão disso, vale a pena fazer o melhor, sempre!

[…] cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer. Efésios 6:8

Michael Cyrus

Permitida a reprodução deste conteúdo, desde que seja citada a fonte.

Um comentário em “Detalhes fazem grandes diferenças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s